18 de mar. de 2011

Moradores Exigem Pavimentação Já !

Os moradores de Ratones vão exigir que a Prefeitura de Florianópolis elabore um projeto global de pavimentação das estradas municipais Bento Manoel Ferreira (Canto do Moreira) e João Januário da Silva (Cachoeira), podendo executá-lo em duas etapas. Em 2012 deve ser pavimentado um trecho de aproximadamente 600 metros da estrada Manoel Leôncio de Souza Brito, ligação entre Ratones e Vargem Pequena.
A posição foi votada ontem (17.3) durante assembléia geral organizada pela Associação dos Moradores de Ratones (Amora), com a participação de quase 200 pessoas. A outra proposta previa a pavimentação simultânea das estradas do Canto do Moreira e Cachoeira ou nada. “Os moradores estão desconfiados por causa das tantas promessas que não foram cumpridas”, explica Flávio De Mori, presidente da Amora.
A Secretaria Municipal de Obras estava representada pelo vereador Edinon Manoel da Rosa (Dinho) e a intendente distrital Dorci Linhares, que apresentaram a proposta oficial. Ela previa o início imediato da pavimentação de uma das estradas, a do Canto do Moreira ou da Cachoeira, cabendo aos moradores decidir qual das duas teria prioridade. Na etapa seguinte seria pavimentada a segunda estrada (2012), enquanto o acesso à Vargem Pequena seria deixado pela atual administração no orçamento de 2013 para ser executado pelo próximo prefeito.
Muitos oradores viram na proposta uma tentativa de dividir as duas comunidades, inviabilizando a reivindicada pavimentação dos corredores de ônibus do distrito de Ratones. Por esse motivo a assembléia decidiu devolver para a Prefeitura a responsabilidade pela decisão de pavimentar primeiro uma e depois a outra. “Mas que isso seja feito na seqüência, como se fosse uma mesma obra”, salienta De Mori, insatisfeito com as sucessivas mudanças de posição da Prefeitura em relação ao caso.
O documento oficial a ser entregue ao Poder Público e outras informações sobre o andamento da mobilização, vão ser disponibilizados no blog da Amora. A entidade vai elaborar um boletim para distribuição aos moradores.

Ponte
A reconstrução da ponte sobre o rio Ratones, destruída pelas chuvas de fevereiro último, pode se estender por muitos meses. Segundo informação da intendente Dorci Linhares durante a assembléia, o processo de licitação deve estar concluído em 50 dias.
Enquanto isso, ignorando os perigos, muitos ciclistas e motoqueiros arriscam a passagem sobre a ponte. Os veículos maiores são obrigados a fazer um desvio pela estrada João Januário da Silva, na localidade de Cachoeira, sem pavimentação. Além de danos aos veículos e ampliação no tempo de trajeto, inclusive dos coletivos, o aumento da poeira atormenta os moradores.

Matéria publicada por Celso Martins no Daqui na Rede

para ver matéria com fotos, acesse o link:

http://www.daquinarede.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=115:ratones-exige-pavimentacao-imediata&catid=48:capa&Itemid=75

Nenhum comentário: